Monthly Archives: outubro 2018

Diminuição da bancada sindical no Congresso Nacional serve de alerta para sindicatos e trabalhadores

A eleição parlamentar deste ano está gerando uma preocupação extra para quem acompanha o movimento sindical e o mundo do trabalho. A chamada Bancada Sindical perdeu 18 parlamentares na Câmara dos Deputados, em comparação à legislatura atual. Segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), serão 33 representantes. Para a CSPM Advogados Associados, que presta…
leia na íntegra

“Degradação e Resgate do Direito do Trabalho” – novo livro de Tarso Genro e Rogério Coelho sobre as consequências da Reforma Trabalhista

Em vigor desde 11 de novembro de 2017, a chamada Reforma Trabalhista segue sendo alvo de muitas incertezas e contestações. Além de não dinamizar a economia como prometiam seus defensores, a lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Michel Temer, desestrutura e desequilibra o mercado de trabalho e prejudica a atuação dos sindicatos.…
leia na íntegra

A Constituição de 88 e a busca por um país justo

Aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte em 22 de setembro de 1988 e promulgada em 5 de outubro de 1988, a Constituição da República Federativa do Brasil completou 30 anos nesta sexta-feira. Com atuação baseada no que prevê a Carta, a CSPM Advogados Associados saúda esta importante data e reforça a sua defesa e a defesa…
leia na íntegra

Artigo: Direitos não são jabuticabas

Artigo do advogado Guilherme Pacheco Monteiro, publicado no site de GaúchaZH: https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2018/09/direitos-nao-sao-jabuticabas-como-afirmou-general-mourao-cjmm5qrhi00mw01pi6f0en7lc.html "Que tempos são estes, em que temos que defender o óbvio?" (Bertold Brecht) O general Hamilton Mourão – candidato a vice-presidência – em uma palestra para lojistas em Uruguaiana-RS nesta semana, deu a seguinte declaração: "Temos algumas jabuticabas que a gente sabe que é uma mochila…
leia na íntegra