CSPM participou do V Encontro de Saúde e Segurança do Trabalhador

O seminário organizado pela ASSUFRGS abordou pontos importantes sobre a saúde do trabalhador das Instituições Federais de Ensino. Contou com a presença de servidores, advogados e estudantes, que discutiram normas que visam garantir a saúde dos trabalhadores, segurança dos processos, além da implementação da política de saúde e segurança nos ambientes de trabalho dessas instituições.

O advogado Ramiro Silveira, da CSPM, palestrou no evento. Ele destacou que “infelizmente, quando acontece algum acidente com o trabalhador, o mesmo é esquecido pela sua empresa”. Enfatizou que não há estatísticas do número exato de trabalhadores acidentados no Brasil, o que se deve à chamada subnotificação, especialmente em relação aos servidores públicos. Por isso, é importante a criação de um espaço de discussão entre os sindicatos dos servidores, para debater e informar as respectivas categorias sobre saúde do trabalhador.

Conforme o advogado, “a necessidade obrigatória de melhorias nas condições e ambientes de trabalho representa não apenas um desafio, mas uma necessidade, sendo que a Administração Publica tem um duplo dever de garantir a saúde dos servidores, seja na qualidade de empregadora, seja enquanto Estado”.

O seminário aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de outubro no auditório do Salão Nobre do ICBS, na UFRGS.

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be Logged in to post a comment.